Efetue o Login
ARTIGOS 


Essa postagem foi feita pra você que está começando seu caminho e pergunta a si mesmo: Qual área do conhecimento devo optar? Exatas, humanas ou biológicas?
Muitas pessoas entram na faculdade e na metade do curso descobrem que não era aquela área que queriam. As dicas a seguir te ajudarão a definir seu caminho. Quanto mais rápido souber onde quer ir mais cedo alcançará seus objetivos.

O que o mercado quer

Não importa qual a profissão que você escolher, deverá desenvolver competências que o mercado valoriza para conseguir os melhores lugares no mercado de trabalho. São elas:

  • Domínio de uma segunda língua
  • Conhecimento de informática
  • Boa comunicação oral e escrita
  • Talento para trabalhar em grupo
  • Iniciativa para tomar decisões
  • Capacidade de adquirir e processar novas informações
  • Versatilidade funcional
  • Visão de conjunto
  • Liderança
  • Cultura geral
  • Criatividade

Passo a passo da escolha:

a) Trace seu perfil

O primeiro passo para escolher seu futuro é se conhecer. Responda sinceramente as seguintes perguntas: Quem sou? Quem fui até hoje? Quem serei? Quais são meus interesses, minhas habilidades e o que tenho facilidade de estudar, aprender e fazer? O que eu gosto, o que eu não gosto e por quê? Qual é o meu projeto de vida? O que eu quero (e o que não quero) para mim? Qual minha expectativa de futuro? Reflita e converse com seus pais e amigos sobre essas perguntas.

Algumas características importantes:
Exatas - gosta de computador, vive atrás de novos programas, tem intimidade com números, cálculos e medidas.
Humanas - é paciente e tolerante, pensa e age rápido, adora improvisar, gosta de fazer apresentações orais, ama ler e é criativo.
Biológicas - adora experiências científicas e aulas em laboratório, é perseverante e observador, sabe controlar a ansiedade.

b) Conheça as profissões

Depois de saber do que gosta já deve ter se simpatizado com uma das áreas do conhecimento (Exatas, humanas ou biológicas). Agora é hora de olhar para o outro. Observe os profissionais que exercem essa profissão. Quem são? O que fazem? Onde e como trabalham?

Converse com eles. Pergunte o que acham da escolha que fizeram. O que eles gostam e o que não gostam da área em que atuam.

c) Descubra o que o mundo oferece e espera do profissional que você quer ser.

Depois de olhar para dentro e para o outro, é hora de olhar para o mundo. Verifique a viabilidade, o mercado de trabalho e as perspectivas futuras. Além disso considere as melhores regiões de atuação do profissional que você quer ser e a viabilidade financeira.

Reflita sobre cada uma destas questões. Quanto mais informações você tiver antes de fazer sua escolha mais chances terá de fazer a escolha certa.

 




© 2018 Copyright - Marília RH - Rua XV de novembro 658- Marília-SP (14) 2105-0555 e-mail comercial@mariliarh.com.br