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Como elaborar um currículo

O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato.

O currículo é um documento da história profissional do indivíduo, com informações relativas à sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades anteriores de quem se candidata a uma oportunidade de trabalho.

Deve-se ressaltar que o currículo é um documento de apresentação do profissional, razão pela qual se deve tomar muito cuidado na sua elaboração.

O currículo, por ser a primeira forma de apresentação à empresa, deve contar de modo claro, verdadeiro e convincente. Ao ler o seu currículo, o examinador deverá ficar convencido a chamá-lo para uma entrevista para conhecê-lo melhor, ampliando suas chances de seleção.

Quando alguém for chamar você para uma entrevista, existe um determinado conjunto de informação que essa pessoa precisa ter à mão – e cabe a você encontrar este ponto de equilíbrio, sem deixar faltar nenhum dado essencial, nem colocar informações desnecessárias que possam prejudicar a análise.

Siga as seguintes dicas:

 

  • Nada de pressa. Prepare-se para dedicar algum tempo à tarefa de criar o seu currículo – ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e certamente será um tempo bem empregado.
  • Faça um diagnóstico. Procure se informar (no site da empresa, na imprensa ou de outra forma) sobre o que fazem as empresas para as quais você vai entregar o currículo e que tipo de profissionais elas procuram. Escreva os currículos dando destaque às características que você tem e que se enquadra ao perfil que a empresa deseja.

 

  • Seja original. Para se inspirar, não há problema em ver modelos de currículos divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não os copie. Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários outros iguais a aquele modelo, e tudo o que você NÃO quer é ser apenas “mais um”.

 

  • Seja localizável. As informações de contato são essenciais. Elas devem vir no alto, em destaque, na primeira folha. Não procure ser mais extensivo do que o necessário: basta ter o nome completo, telefone fixo, telefone celular e e-mail (todos devem estar atualizados e corretos). Informar múltiplos telefones fixos ou múltiplos e-mails deve ser evitado, a não ser que você tenha uma boa justificativa – o mínimo que se espera de um possível contratado é que ele consiga decidir qual o seu telefone e o seu e-mail de contato.

 

  • Seja claro, direto e verdadeiro. Um ponto essencial é incluir a informação correta e completa de forma direta e concisa. Tentar mascarar informações que a empresa vá descobrir depois é um risco desnecessário, e pode levar a uma posterior avaliação negativa simplesmente pelo fato de você ter tentado.

 

  • Escreva de maneira informal, mas corretamente. Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém revisar e verifique inclusive os dados e números. A última coisa que você não quer é que o seu telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa que você não quer é que a presença de erros de digitação leve o seu avaliador a acreditar que você não é zeloso, ou que escreve mal.

 

  • Seja seletivo. Dificilmente o seu avaliador desejará saber onde você fez o pré-escolar, ou o estágio obrigatório para se formar no segundo grau. É provável que ele queira saber se você fez cursos de informática ou de formação profissional em alguma área, mas o número de vagas para as quais é relevante a informação de que você fez curso de piano quando tinha 12 anos é bastante limitado. Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma confissão de que o candidato não tem nada de mais relevante para informar, ou que não tem discernimento do que é importante. Duas boas razões para sair da pilha dos currículos que serão chamados para a entrevista…

 

  • Inclua o essencial. Em um bom currículo, não podem faltar às informações de contato atualizadas, uma caracterização sobre você (nome completo, data de nascimento, cidade onde mora, estado civil, se tem filhos) dados sobre as experiências profissionais recentes (empregos, estágios – incluindo período e atividade desempenhada em cada um deles, no mínimo), a formação acadêmica (com detalhes apenas sobre as mais relevantes), e outras atividades e fatos que possam ajudar a definir você como profissional: participação em cursos e eventos, atividades como instrutor, atividades comunitárias, domínio de idiomas, aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter carro próprio…) e outros itens, desde que sejam relevantes para a vaga pretendida!

 

  • Capriche no visual. Claro que a parte mais importante do seu currículo é o conteúdo, mas você definitivamente não deseja causar má impressão. Imprima com capricho, e entregue originais (e não xérox) do seu currículo em cada empresa. Se você tiver que corrigir alguma coisa, simplesmente edite e imprima de novo, nada de alterações feitas a mão sobre o seu original. Tamanho da fonte: 12 a 14; tipo da fonte: arial ou times new roman; Imprima apenas em preto e branco; não entregue currículos amassados, sujos ou rasurados, pois isso prejudica sua imagem;

 

É desnecessário assinar o currículo, seu currículo não pode ultrapassar a duas folhas.

E lembre-se: nada de excessos. A sabedoria está no equilibrio!

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